Sr. Antônio de Souza Ramos era presidente fundador do Centro Espírita Apóstolo Paulo e dirigia os trabalhos mediúnicos da casa. No início, um barracão simples e asseado, aplicando a importância do Silêncio.
Em uma época em que se duvidava da vida após a morte e muitos negavam os espíritos e a capacidade de transmutação da matéria, o Sr. Antônio dirige trabalhos que demonstravam através do ectoplasma, a materialização dos espíritos.
Imagem: Sr. Antônio e sua turminha de evangelização. Entre eles, as irmãs de Paulo Zabeu, Daniel, Maria e Noremi, seu irmão Sr. Ismael e Dona Laura.
Sr. Antônio participou da construção da nova sede do Centro Espírita Apóstolo Paulo, uma grande conquista para os espíritas da época.
Ainda jovem, Sr. Ismael, que já estava destacando-se na casa, foi eleito presidente, mas, antes de assumir o cargo, identificou movimentos estranhos e suspeitos, de atividades mediúnicas que visavam interesses particulares. Com isso, Sr. Antônio, tomou a decisão de seguir o seu próprio caminho e acompanha-do de seus amigos, fundou a Casa deCaridade Bezerra de Menezes.
Na terceira quarta-feira de abril de 1954, iniciaram-se os trabalhos da Casa de Caridade Bezerra de Menezes. No abrigo de sua casa, Sr. Antônio de Souza Ramos, retoma as atividades mediúnicas com o propósito de continuar estudos entre os mundos interpostos.
Paulo Zabeu, aos 7 anos, com seus pais e irmãos, todos mais velhos. Da esquerda para a direita:
Sentados: Maria, dona Maria, Paulinho, Sr. Antônio e Noremi. Em pé: Daniel, José, Moisés, Divino, Lauro e Ismael.
Aos 10 anos de idade, Paulo Zabeu, sentado na escada no fundo da casa de seus pais, observou a Galinha Mariquinha defender seus pintinhos, em um ato heroico, do ataque de um gavião. Mariquinha, cacarejou, chamando sua ninhada para debaixo de suas asas, e mergulhou desvairada em direção da ave de rapina.
Nesse instante, Paulo Zabeu ficou muito curioso com o que viu. Esse fato mudou a sua vida, e dali por diante, não parou mais de observar a natureza e os homens, nascendo ali a semente da Heulosofia.
Começa o grupo de estudo na Casa do Paulo Zabeu, que ficou conhecido como o “Evangelho do Paulo Zabeu”, na Vila Nogueira.
Por quase 3 anos, Paulo Zabeu de Sousa Ramos orientou grupos de estudos com jovens do Centro Espírita Kardec, bem como foi convidado a dar palestras. Mas, suas ideias arrojadas não agradaram a direção e foi gentilmente convidado a sair.
Cada vez chegavam mais pessoas no Evangelho do Paulo Zabeu. Era necessário dar trabalho para todos, então reativa a Casa de Caridade Bezerra de Menezes (CCBM) e inicia o atendimento comunitário no Descampado, nascia o Núcleo Comunitário Francisco de Assis.
A sede, construída por voluntários, começou a acolher os trabalhos a partir de 30/04/1985.
No mês de março de 1987, em uma reunião fatídica na CCBM, o Paulo Zabeu foi chamado de surpresa para uma reunião extraordinária. O Sr. José, pressionou-o a escolher entre a CCBM ou o trabalho comunitário no núcleo I, Francisco de Assis, hoje Campus I, da Eufraten. Sem discussão, apesar da revolta dos amigos ali presentes, entregou as chaves para o sr. José Pires e disse: o senhor vai me chamar de volta em 2 anos. O que aconteceu.
Inauguração do Núcleo I da Funebem. Por anos, o prédio construído por voluntários, foi utilizado como a única escola do bairro, mostrando a importância desse trabalho para a comunidade.
Nasceu em 1987, em 96 ganha a marca de Bazar Sol! Hoje, Bazar do Bem, contribui para manter os atendimentos da Eufraten.
Feiras Hippie, Festas Juninas, Pizzas, Sopas e Caldos Solidários, Jantares, Bingos, Encontros de Mulheres, Dias Solidários... muitos foram os esforços das equipes de voluntários, que desenvolveram fibras internas, sempre
entrando nas madrugadas para levantar fundos para nossos trabalhos!
Paulo Zabeu sempre inovando em suas palestras reflexivas,
provocando a todos através da maiêutica e já introduzindo os
5 movimentos: observar, refletir, tomar atitude, agir e saber esperar.
Com o autoconhecimento expandindo dentro da Fundação e a Pedagogia ganhando forma, foi natural o movimento de desvincular a Fundação Espírita Bezerra de Menezes de movimentos religiosos. Nessa próxima década, a diretoria da Fundação Bezerra de Menezes, assume a gestão da Casa de Caridade Bezerra de Menezes.
Paulo Zabeu escreve seu primeiro livro com foco integral na prática do autoconhecimento, “5 Regras para Vencer seus Limites”. Em 2004 lançou, “Faça Você Mesmo o seu Destino” com reedição do “5 Regras para Vencer seus Limites”
1º evento para comemorar e resgatar a nossa história. Foi um momento de sensibilidade e confraternização.
A aplicação empírica da pedagogia nos núcleos comunitários começa a ter seus primeiros resultados e nasce um novo método, a Pedagogia Integrada, a semente da Pedagogia Heulosófica.
Uma década de muita troca de conhecimento com a comunidade. Foram cursos de energização, formações de Yoga, encontros de Ufologia.
Os ambientes são a base da Heulosofia.
Esse projeto traz a união da arquitetura com a pedagogia
heulosófica, nascendo a Cidade do Autoconhecimento.
Com o desenvolvimento da ciência do autoconhecimento e da pedagogia, foi natural desvincular a Fundação Bezerra de Menezes de convenções e articulações religiosas, podendo
receber todos sem discriminação de qualquer natureza.
O movimento de renovação também aconteceu com a Casa de Caridade Bezerra de Menezes, agora Oikon - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Humano. Elegeu uma nova diretoria, formatando a sua identidade. O conceito - As duas asas da sabedoria, onde conhecimento (Oikon) e prática (Eufraten) caminham juntos, se materializa em nossa gestão.
De uma árvore frondosa nasce um fruto maduro, a Heulosofia - a ciência do autoconhecimento.
A Eufraten na Grécia, um mergulho na arte e cultura grega marcou a nossa história.
Paulo Zabeu foi convidado pela Universidade de Sorbonne para expor as suas ideias inovadoras sobre a evolução humana
do Homem às Estrelas.
Nossos educandos começam a ser reconhecidos no mercado
de trabalho, devido ao seu comportamento e capacidade de lidar com as adversidades. Muitas empresas e parceiros, nos últimos 8 anos, começaram a fazer parte da nossa história, hoje, somam-se mais de 440.
Em 2013, o Paulo Zabeu trouxe para nós, em 36 segundos, um código matriz das línguas mortas. Um conjunto de 42 símbolos, que resume a história da escrita humana.
Paulo Zabeu encantou a plateia de Salvador, na Bahia, com o tema: Consciquântico, além da fronteira da consciência
conexão do autoconhecimento e consciência.
Paulo Zabeu resgata pela arte e pela pedagogia heulosófica, a sabedoria do conhecimento e da ética, com ambientes inspirados nas culturas antigas. Nos convida a inovar nossa mente, nosso pensar, refletir, tomar atitude, agir e
saber esperar. Venha conhecer o campo “experiêncial” das ferramentas heulosóficas!
100 melhores ONGs do Brasil é um dos prêmios mais renomados com foco em Governança. No mesmo ano, FEAC e Phomenta consideraram a Eufraten uma Organização de elevada maturidade organizacional e transparência social. Até o momento, recebemos mais de 30 premiações e reconhecimentos públicos.
O enigmático personagem Mestre Goh sai das páginas dos livros para uma sensível animação e ganha uma casa nova no Portal da Heulosofia.
No mesmo ano, inicia-se o uso da Inteligência Artificial, começamos organizando e transcrevendo a Biblioteca Heulosófica.
Há 50 anos desenvolvendo aqueles que buscam um estilo de vida pelo autoconhecimento.
Telefone: (19) 3307-7735
Horário de Funcionamento: 09:00-17:00 (Segunda à Sexta)